Gestão

Precificação: saiba como calcular o preço do seu serviço

A precificação de produtos ou serviços é um elemento fundamental para o seu negócio

Por: Paula Cavalcanti

Precificação é um dos temas que nós, instrutoras de Pilates, temos mais dores de cabeça, não é?
O valor da aula de Pilates varia demais de região para região. E como podemos fazer para precificar o nosso valor, e lucrar com isso Paula?
Vou te contar que lá em 2016 fiz muita coisa errada: Eu fazia promoções e descontos na tentativa de captar clientes, pois, na minha cabeça, se eu fizesse mais barato os clientes chegariam, mas eu não tinha noção de que eu estaria “pagando para trabalhar” ao invés de “trabalhar para receber”.

PENSA COMIGO: Colocar um valor inferior à concorrência da sua cidade, na cabeça do cliente será como: Ah, aquele estúdio de Pilates é barateiro, aquele estúdio Pilates dá desconto a todo mundo…

Ou deixa eu te dar outro exemplo mais prático:

Quando você vai comprar uma blusa, e encontra uma blusa branca por R$ 80,00 e outra, blusa branca, por R$250,00 (na sua percepção qual é a MELHOR?).
Nós, seres humanos, somos condicionados a achar que tudo que é MAIS CARO é MELHOR!


Então, entendendo isso, quando você colocar um valor inferior, o cliente entenderá que o outro estúdio é melhor que o seu. Dá para entender essa analogia?

PUBLICIDADE

Agora REFLETE comigo: Digamos que a média de preço de aulas de Pilates na sua região é de R$ 300,00. É melhor ter 20 pacientes/alunos que te pagam R$ 300,00 e você ter um tempinho para ficar com sua família e almoçar em paz, ou ter 50 pacientes que te pagam menos de R$200,00 e ter uma qualidade de vida inferior, em uma rotina que não te permite ir ao banheiro, tirar férias, ou comer corretamente. Faz sentido para você?

Agora quero te dar uma dica sobre PRECIFICAÇÃO E PLANOS LONGOS

Quando você pensar em implementar PLANOS MAIORES no seu estúdio, NÃO diminua o valor da sua mensalidade. Algumas instrutoras cometem o erro de diminuir o preço dos planos, por não ter um bom conhecimento sobre gestão financeira.


O que você deve fazer é: pegar seu PREÇO BASE, colocá-lo no PLANO MAIS LONGO e aumentar o valor da sua mensalidade, para fazer com que o cliente escolha o plano maior. Assim você terá previsibilidade de caixa e fidelização do cliente, entende?

Agora que você já sabe como precificar o serviço oferecido e ajudar seu negócio a alcançar uma boa saúde financeira, que tal enviar essa matéria para dois ou três amigos?

Deixe suas dicas e sugestões de temas nos comentários!

PUBLICIDADE