Promovendo eventos no estúdio

Você já pensou em promover algum evento para estreitar o relacionamento com os seus alunos? Para um estúdio de Pilates (ou qualquer outro negócio nessa área, como as academias) isso é muito importante, pois estimula a interação entre as turmas e vai criando vínculos afetivos entre professores, alunos e o ambiente. E não é só isso. Os eventos ajudam também na divulgação do estúdio, reforçando a imagem e tornando-o mais conhecido no mercado. Mas o principal objetivo é mesmo o relacionamento direto com os seus alunos/ clientes.

Seu estúdio ainda está fechado, devido a pandemia? Não tem problema! Não deixe passar em branco, nem deixe seus alunos se afastarem muito, ou se sentirem isolados…promova festas, eventos e encontros virtuais! A dica agora é promover uma semana Julina!

Evento de arraiá no estúdio

Essa época não tem escapatória, é hora de estender as bandeirolas e preparar o arraiá. Que tal entrar no clima e personalizar o estúdio? (Se ele já estiver aberto, claro!)

Além de mais festivo, o ambiente fica alegre e divertido. E esse tipo de evento, pode não parecer, mas contribui para fidelizar e reter os seus alunos. E se quiser ir ainda mais além, você pode preparar um arraiá de verdade, uma festa julina, que já funciona como integração entre funcionários e clientes e causa um efeito ainda mais positivo.

Quanto mais próximo estiver do estúdio, mais o aluno se sentirá parte integrante, membro da família de pilateiros, o que o motivará a frequentar mais as aulas. Veja nossas dicas para organizar um arraiá especial.

PUBLICIDADE

A decoração feita com bandeirolas e balões, a fogueira e os fogos de artifício são itens que caracterizam o ambiente da festa julina, ou o arraiá. Mas vale improvisar. Na internet você encontra várias dicas de como montar uma fogueira cenográfica, por exemplo.

Abuse da criatividade, faça uma mesa bem decorada com itens típicos da roça, como palha, juta, chita e madeira e organize algumas brincadeiras mais simples, como correio elegante, pescaria e casamento caipira. A quadrilha motiva todos a dançarem e se conhecerem melhor e pode ser improvisada. 

Incentive a participação de todos: faça cartazes do evento, convites virtuais por e-mail, via Whatsapp, posts para Facebook. Peça que venham com trajes típicos, para tornar o momento ainda mais descontraído e engraçado. Monte uma playlist com muitas músicas típicas e aposte nas comidas e bebidas típicas: quentão, amendoim, rapadura, pé-de-moleque, arroz doce, pipoca, canjica, pamonha, poçoca, milho verde, pinhão…

Se tiver tempo e dinheiro, prepare um ‘mimo’ para entregar no final da festa. Vale qualquer coisa: um pacotinho com algumas broas de milho, um cup cake, uma maçã do amor. O que importa é a intenção.

Pendure um tag com o logo do estúdio e uma mensagem de agradecimento. Além de educado, o gesto é muito bacana. Todo mundo gosta de ser paparicado um pouquinho.

Outra coisa legal, é fazer cartazes após a festa com fotos dos participantes. Assim, além de reviver momentos especiais, você impulsiona aqueles que não foram a participarem dos próximos eventos.

Arraiá virtual

Se você ainda está na onda das aulas online, sugira que cada um prepare um “cantinho” julino em casa, com umas bandeirinhas na parede e pipoca, por exemplo. Faça uma aula diferente nesse dia, com músicas julinas, por exemplo, o acréscimo de uma dancinha… Além disso, você pode combinar um dia e horário pra todos se encontrarem virtualmente.

Outras datas comemorativas

Você pode aproveitar outras datas comemorativas durante o ano para promover confraternizações e eventos e trazer o público para dentro do seu estúdio, como dia das mães, dos namorados, dos pais, Páscoa…uma aula gratuita para os idosos no dia dos avós também pode ser bem bacana. 

Datas não tão conhecidas, mas que também podem ser boas oportunidades, são aquelas relacionadas à saúde, como o dia do Pilates, ou da nutrição, por exemplo. Você pode distribuir frutas depois das aulas, junto com uma receita saudável. A hora de planejar é agora! Assim, você pode decidir em quais datas vai fazer algo, pesquisar e se planejar financeiramente. Além disso, vai ter tempo de fazer as peças de divulgação e preparar o marketing do evento em questão.

Veja outras dicas bem úteis de eventos:

– Faça um game de curiosidades ou uma gincana virtual com os alunos sobre Pilates, ou mesmo saúde e bem-estar;

– Organize uma corrida de bicicleta ou uma caminhada, para incentivar os exercícios ao ar livre;

– Leve para o estúdio, ou para as aulas online, eventualmente, workshops e palestras sobre saúde, nutrição e bem-estar. Qualquer assunto que seja de interesse comum dos clientes: culinária integral, técnicas de relaxamento, etc. Você pode cobrar um valor para custear esses eventos, mas lembre-se que o objetivo é a integração fora das aulas. Isso promove o envolvimento emocional com o ambiente.

Tente surpreender seus alunos com pequenos detalhes e deixe espaço para que expressem suas opiniões sobre os eventos, assim fica mais fácil organizar os próximos. Aposte também na venda e distribuição ou sorteio de acessórios que os alunos podem usar nas aulas durante os eventos: camisetas de Pilates, leggins, meias, squeeze, tudo personalizado do estúdio. Isso tudo vai aproximar ainda mais os alunos!

Não esqueça de compartilhar fotos dos eventos depois aqui com a gente. ; )

PUBLICIDADE