Redes sociais x estúdios de Pilates

Você precisa estar presente nas redes sociais. E mais: saber utilizar!

Não tem mais como fugir. A presença nas redes sociais virou fundamental para o bom funcionamento de qualquer estúdio de Pilates. Atualmente, este é o maior meio de divulgação da sua marca. Por isso, se você ainda não tem familiaridade com as redes, precisa conhecer e aprender a utilizar urgente. Mas utilizar da forma correta, claro!

Muitas empresas já nasceram no universo digital e levam vantagem por isso, pois já têm a alimentação e o monitoramento das redes sociais como rotina de trabalho. Ter uma página no Facebook e um perfil no Instagram, por exemplo, é quase como ter um telefone para contato.

Mas não basta só estar presente, é preciso saber como usar esses canais a favor do seu estúdio. Divulgar apenas fotos aleatórias, sem regularidade e sem um conteúdo pertinente e bem estruturado, por exemplo, não interessa ao consumidor digital. O segredo está em compartilhar conteúdo relevante, relacionado ao estilo de vida que envolve o negócio. A constância e a interação com os clientes também é muito importante.

Promova seu estúdio de forma eficiente

Veja 5 dicas (publicadas na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios) para promover o seu estúdio de forma eficiente nas redes sociais:

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1 – Dê vida à marca
Traga o cliente para o dia a dia do estúdio, faça com que ele conheça e participe do estilo de vida que você prega. Fale da forma mais pessoal possível.

2 – Não deixe os clientes falando sozinhos
Responda às dúvidas, mesmo que seja para encaminhar o cliente para outros canais. Interaja sempre que possível, mesmo que ele não faça perguntas. Se ele elogiou a marca publicamente, por exemplo, agradeça. Responda aos comentários, nem que seja com figurinhas.

3 – Seja transparente
Quando for divulgar uma promoção, produto ou serviço, deixe bem claros os prazos, as condições de pagamento e o que você está oferecendo. 

4 – Benefícios exclusivos na rede
Sempre que possível, sorteie serviços, ofereça brindes e descontos para quem faz parte da rede da empresa. Isso ajuda a disseminar a marca e aumentar o seu alcance e o interesse das pessoas. Só fique atento às normas, para fazer isso de forma legal. Procure informações sobre o assunto.

5 – Aproveite as oportunidades
As redes sociais são mais meros canais de comunicação. Nelas é possível identificar padrões de comportamento do consumidor, tendências, nichos e novas oportunidades, por isso é importante estar sempre atento às novas plataformas.

Como fazer a gestão correta das redes sociais

Reproduzimos abaixo um texto de Junior Crocco, conhecido por sua atuação com marketing digital voltado para a área fitness. Ele traz algumas dicas sobre a importância da gestão de redes sociais para academias e nós as adaptamos para a realidade dos estúdios de Pilates. Acompanhe.

A gestão de redes sociais é sem dúvida uma poderosa aliada em qualquer estratégia de marketing de academias e estúdio. Afinal, é por meio dela que os gestores podem aproveitar todas as vantagens que as redes sociais podem trazer para o seu negócio.

É por meio desses espaços, que é possível, não só se comunicar melhor com o público-alvo, como também fazer com que a marca da academia ou estúdio se fortaleça e se destaque entre a concorrência. O problema é que são poucos aqueles que investem nesse tipo de gestão e não podem aproveitar as suas vantagens.

Diante da importância da gestão de todas as redes sociais da academia ou do estúdio, ao longo deste post serão apresentados alguns motivos para você investir nesse tipo de recurso. Confira:

Gestão de redes sociais: 

-> Aumenta a interação

Uma boa gestão de redes sociais é capaz de potencializar a interação entre a sua academia/ estúdio e o público-alvo.

Isso ocorre porque elas diminuem as distâncias que existiam entre ambos, pois é possível ter uma conversa personalizada e informal nas redes sociais, que podem, não só esclarecer dúvidas como também criar vínculos.

Mas atenção, para que isso aconteça é necessário apostar em uma boa gestão desses espaços e em equipes que realmente estejam preparadas para lidar com o público-alvo.

Caso contrário, essa estratégia pode prejudicar a imagem da academia ou estúdio e gerar uma opinião negativa sobre ela. Fique atento a questões como essa e invista em formas mais informais e personalizadas de tratar com os seus clientes em potencial.

-> Segmenta e aumenta as oportunidades de conversão

Quando se trata de gestão das mídias sociais de uma academia ou estúdio, é preciso levar em consideração que cada um dos posts criados representam uma oportunidade de conversão. Afinal, com cada imagem ou vídeo compartilhado o gestor terá a chance de atrair um cliente em potencial ou de recuperar aqueles que tinham abandonado a academia ou o estúdio.

Além disso, por meio da rede social, ainda é possível fazer uma segmentação minuciosa do público-alvo e garantir que o seu conteúdo chegou na pessoa certa e no momento mais indicado.

Consegue imaginar o alcance que uma promoção da sua academia ou estúdio poderia ter ao ser publicada em um espaço como esse? As chances de atrair novos alunos são garantidas, assim como o aumento da sua carteira de clientes.

Gestão de redes sociais aumenta a satisfação do cliente

É inegável, uma boa gestão de redes sociais aumenta consideravelmente a satisfação do cliente. Afinal, por meio dela é possível humanizar a academia ou o estúdio.

Explico, os clientes sentem que estão mais próximos da marca quando recebem respostas personalizadas e não uma mensagem automática. Isso faz com que eles sintam vontade de deixar a sua opinião em um comentário ou tirar qualquer dúvida, pois saberão que serão ouvidos e respondidos.

Uma dica aqui é pensar que cada uma das interações que você faz com os clientes por meio das redes sociais é uma forma de mostrar ao seu público o bom atendimento que eles irão receber ao entrar em contato com a academia ou o estúdio, por exemplo.

Fortalecimento da marca

As redes sociais são poderosas aliadas no crescimento de qualquer academia ou estúdio. O motivo disso é muito simples, ao aproximar a marca do seu público-alvo ela consegue atrair mais clientes e ainda fazer com que ela se torne mais conhecida no seu nicho.

Esse crescimento da marca seria praticamente impossível ao investir apenas em marketing tradicional. Afinal, a propaganda ficaria limitada territorialmente e não iria alcançar apenas aquelas pessoas que realmente se interessam pelo assunto.

Com apenas um clique, o gestor da academia ou do estúdio pode enviar uma publicação para milhares de pessoas que têm real interesse, não só no conteúdo das suas publicações, como também nos serviços que são oferecidos pela mesma.

Gestão de redes sociais tem o melhor custo-benefício

A gestão de redes sociais tem o melhor custo-benefícios para as academias e estúdios, sobretudo se a comparamos com as campanhas de marketing tradicional. Isto é, quando o gestor consegue explorar esse recurso de maneira adequada.

Isso ocorre porque, além de terem um custo relativamente baixo, elas ainda oferecem uma série de benefícios. Dentre elas, o fortalecimento da marca e o maior alcance do seu público-alvo.

Mas isso não é tudo, pois por meio das mídias sociais é possível fazer uma grande segmentação do público.

Essa é a melhor maneira de e se certificar de que a sua publicação irá alcançar apenas aquelas pessoas que realmente têm algum tipo de interesse com os serviços oferecidos, algo que aumenta a conversão.

Gera informações valiosas sobre o público-alvo

Ao estar em um espaço com grande concentração do público-alvo, o gestor poderá obter informações valiosas sobre ele. Sobretudo aquelas provenientes das métricas da rede social, como as que podem ser encontradas no Facebook e Instagram.

Por meio de informações como o horário em que o seu público visita a rede social, quais publicações eles reagem mais, dentre outros dados é possível criar estratégias mais eficazes. Isso faz com que a possibilidade de alcançá-los se torne muito maior.

Ao conhecer como o seu cliente se comporta, quais são os seus interesses e que tipo de conteúdo é mais aceito por ele você poderá realizar ações mais assertivas. Isso faz com que o número de alunos da academia ou estúdio aumente de maneira considerável em um curto período de tempo.

Agora, tudo que você precisa fazer é começar a investir mais nesse tipo de recurso e aproveitar todas as vantagens que ele pode oferecer. Mas atenção! É de suma importância que você planeje cada uma das ações desenvolvidas nesse espaço.

Caso contrário, será praticamente impossível alcançar bons resultados por meio das mídias sociais. Quanto melhor for o gerenciamento desses espaços, maiores serão os benefícios que você irá obter.

 

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