Sustentabilidade no estúdio de Pilates

Sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema. Ela já é uma realidade nas empresas. Mas a população continua crescendo, e os problemas ambientais também. Por isso sempre haverá novos desafios e a sustentabilidade vai continuar sendo tendência em todas as áreas.

As academias e estúdios também precisam se adaptar a isso. Seu espaço é sustentável? Adotar características de economia e preservação, não só ajudam o meio ambiente, mas podem ser uma grande ação de marketing, atraindo clientes. Além de garantir a redução de custos para a empresa.

Você sabe o que é reciclagem?

A reciclagem faz parte do processo de sustentabilidade. Reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados, como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis, e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento ou incineração.

Na decoração sustentável, materiais que costumam ter como destino o lixo tornam-se matérias-primas para a criação de objetos incríveis. Garrafas PET, latinhas de alumínio, lâmpadas, jornais e pneus são alguns dos itens mais utilizados na criação de peças originais para a decoração de ambientes de todo tipo, dos rústicos aos modernos.

PUBLICIDADE

Novas ideias para reaproveitar materiais descartados surgem todos os dias. Objetos que você nunca imaginou ter utilidade depois de velhos, usados ou quebrados, ganham novas e inusitadas funcionalidades. Basta dar uma rápida navegada pela web e você verá quantas ideias criativas você pode aplicar no estúdio.

Veja algumas dicas para tornar seu estúdio mais sustentável:

Utilize materiais reciclados

Seus cartões de visita, folders e agenda podem ser feitos de papel reciclado. Você pode também evitar o desperdício de papel enviando um e-mail ou WhastApp com o agendamento da aula, ao invés de entregar um papelzinho lembrete para o aluno. 

Recicle já!

Veja mais algumas ideias: 

-Latas que já não são mais usadas podem se tornar charmosos vasinhos;

– A porta antiga pode se tornar uma bela estante;

– A escada inutilizada é uma opção para criar prateleiras;

– Os caixotes de madeira, que iriam para o lixo, recebem aplicação de tecido e pintura especial. Transformados em porta-trecos, são úteis para organizar o ambiente, decorar salas e etc.

– Uma lata de achocolatado, pode-se pintar ou mesmo encapar com retalhos de tecido, e pode ser transformada em suporte de toalhas no banheiro, ou mesmo em um porta lápis para sua mesa;

– Os pallets podem virar sofá, mesinha, estante, prateleira… enfim, mil coisas;

– Garrafinhas pet ou pneus podem virar um lindo puff também! 

As ideias e materiais são tantos que fica difícil listar aqui todos os objetos que você poderia criar. Você também deve ter em mente que pode utilizar várias técnicas de artesanato para criação de objetos decorativos com material reciclado. Destaque para o uso de pintura, corte e costura, decoupage, colagem de tecidos, dentre outras.

Economize recursos

Ao invés de oferecer copos plásticos nos bebedouros, estimule os alunos a usarem seus próprios squeezes ou copos. Que tal dar de brinde na hora da matrícula um desses itens? 

Outra dica legal é aproveitar a iluminação natural. Que tal projetar amplas janelas de vidro no seu espaço? Dependendo da estrutura, é possível estudar o uso da energia solar e criar um sistema de aproveitamento de água da chuva também. Não pode fazer reformas agora? Não tem problema. Certamente, você encontrará outras formas de economizar e utilizar os recursos naturais. 

Tenha um bicicletário

Estimule seus alunos a utilizarem a bicicleta ao invés do carro para o estúdio, se for possível. Ter um bicicletário também mostra que você se preocupa com a sustentabilidade.

Use madeira certificada

Uma atitude sustentável é padronizar a fachada, seus móveis e equipamentos de Pilates com madeira de reflorestamento certificada. 

A MetaLife, líder nacional na fabricação de equipamentos, utiliza a madeira Lyptus® FAS com certificado FSC, madeira de reflorestamento da mais alta qualidade. O processo de seleção da madeira que será usada é 100% humano! É o tato e a visão que guiam a seleção. Tudo feito com muito perfeccionismo para que o produto fique impecável.

Os móveis da recepção do estúdio também podem ser de madeira de demolição, o que pode deixar o espaço ainda mais aconchegante e charmoso.

Distribua brindes ecológicos

Sacolas ecológicas, bloquinhos, squeeze de material reciclável, vasinhos de fibra de côco, papel com sementes, hoje em dia tem até pen drive feito de bambu. Aposte nesses brindes para incentivar também o consumo consciente.

Faça ações motivadoras

Ações internas simples, com o uso de cartazes e mensagens no whatsApp, podem ajudar a estimular as pessoas a reciclar no dia-a-dia. Pense nisso e ajude o meio ambiente.

Tem mais ideias? Mande pra gente: contato.np@negociopiltaes.com.br

PUBLICIDADE