Três ações para você implementar no Estúdio de Pilates e evitar a evasão dos clientes no fim do ano

Por: Sabrine Magalhães 

Você que tem um Estúdio de Pilates e sofre com a saída de alguns clientes nesse período de fim de ano, esse papo é pra você! 

Normalmente, no mês de setembro, você começa a ouvir alguns assuntos, algumas conversas dos clientes no Estúdio como: férias, viagens, passeios, festividades do final de ano, eles já estão programando onde vai ser a Festa familiar do Natal, onde vão passar o Réveillon e qual pacote de viagem vão comprar! 

Outro papo que você deve ouvir aí também é a vontade de ter o “corpo magro” no verão e eles ficam pensando em ir para a academia fazer aeróbico. E ainda tem alguns que focam na redução de custos devido aos gastos excessivos nesse período de fim de ano. 

Conclusão: 

“Vou dar um tempo no Pilates.” 

“Vou precisar interromper o Pilates para reduzir gastos.” 

“Vou trancar a matrícula no Pilates porque vou viajar.” 

“Vou liberar meu horário no estúdio e volto ano que vem.” 

E blá, blá, blá… 

Frases como essas, podem começar a aparecer! 

E se você, que tem um Estúdio de Pilates, não ficar atento a isso, de fato, você pode perder clientes sim nessa época do ano! 

E aí, com a evasão dos clientes vem a agenda vazia, o tempo ocioso, a queda no faturamento, o seu aperto financeiro, e aí aparecem os sentimentos de tensão, desespero, angústia, tristeza, desânimo… porque você não sabe se vai dar para pagar as contas do Estúdio e suas contas pessoais no fim do ano! 

Insira ações agora, em setembro ou em outubro, para você evitar a saída dos alunos e você não passar mais por isso por aí. 

Anote aí algumas das ações que eu aplico aqui: 

 Ação 1: “A Antecipação” 

Promova a antecipação do pagamento de janeiro e o cliente terá condições especiais no reajuste do próximo ano! Tenha um bom Script de “venda antecipada”, tenha uma boa abordagem de venda, para que o cliente veja vantagem em antecipar o seu pagamento! Com essa ação ele ganha o benefício e você evita a saída dele em janeiro! Faz sentido para você?

 Ação 2: “O Evento” 

Divulgue um evento top que acontece em janeiro, com inscrição e pagamento agora, onde tem vários prêmios e brindes. Não divulgue um evento qualquer, promova “O Evento”, não propague uma aula qualquer, faça “A Aula”. Tenha parceiros, movimente seu bairro, sua cidade. Faça um Evento de novo ano! Pegue o gancho de um novo ciclo, uma nova vida pós-pandemia. Ofereça brindes, mimos, sorteios. Envolva os familiares e amigos do seu cliente!  

Com isso, ele faz a sua inscrição agora em setembro e outubro (que é o pagamento de janeiro), ele garante a participação dele e da família e você evita a saída dele em janeiro! Faz sentido pra você? 

 Ação 3: “A Fidelização” 

Ofereça Planos longos com vantagens e benefícios imperdíveis. Plano Trimestral (de outubro a dezembro) ou Plano Semestral (de outubro a março). Sabendo as estratégias certas de “venda dos planos” e os preços adequados para cada um, será imperdível o cliente não aproveitar essa oportunidade para garantir seus benefícios. Assim, ele ganha e você não perde o cliente em janeiro! Fez sentido pra você? 

A partir do momento que eu passei a inserir ações como essas e, muitas outras, na Gestão do meu Estúdio e, passei a ensinar aos alunos, TUDO MUDOU! 

Coloco-me sempre à disposição para ajudar cada vez mais Donos de Estúdios a terem um Estúdio de Pilates organizado e lucrativo, rumo aos 10Mil de faturamento mensal, que é APENAS um marco! 

Vamos juntos! 

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